Você sabia que o Pilates é um ótimo aliado para melhorar a dor na coluna?

Isso por trabalhar especialmente o corpo de forma global, ou seja, exercícios que trabalham da cabeça aos pés, possibilitando um alívio nas estruturas mais rígidas, que leva o aluno a perceber melhoras nas dores principalmente na coluna, onde é a queixa mais frequente dos clientes nos estúdios. Sendo assim, o Pilates uma atividade indicada para aliviar esses desconfortos.

O Pilates é um método de atividade física desenvolvido na década de 20 que tem como objetivo principal um conceito chamado Contrologia, que nada mais é do que o controle consciente de todos movimentos musculares do corpo.

A partir desse controle corporal é possível realizar exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio, exercícios respiratórios e como resultado dessa combinação é o alivio de dor na coluna.

            Hoje, o motivo principal de dor na coluna, é a má postura, seguido do sedentarismo, obesidade e doenças específicas da coluna. As más posturas podem levar um comprometimento das articulações, dos músculos, dos tecidos conjuntivos assim como sintomas de desconforto e dor.

O método Pilates consiste em um programa de exercícios que envolve todo um trabalho de conscientização corporal através da prática física auxiliando no alívio de dores. Está baseado em 3 pontos principais:

– Contrologia: controle consciente de todos músculos do corpo. Serão realizados exercícios que utilizam os músculos abdominais para aliviar as dores na coluna e ao mesmo tempo trabalhar condicionamento físico.

– Respiração: será utilizada uma respiração abdominal para despertar as células no corpo e eliminar os detritos relacionados a fadiga. O aluno irá inspirar na preparação do exercício e expirar na realização do movimento.

– Concentração: é a capacidade de concentrar a mente e o corpo a realizar o exercício da maneira melhor possível, sempre respeitando limites de dor.

É possível diminuir as chances de ter crises com exercícios para fortalecer a musculatura estabilizadora da coluna. Eles são importantes não só para quem nunca teve problemas de coluna, mas também para quem já sofreu com as dores e não quer passar por isso novamente.

Assim, o Pilates é um excelente método para alívio de dor na coluna. Faz com que o aluno aprenda a controlar os músculos do corpo, melhorar postura e melhorar sua qualidade de vida.