Muitas são as dúvidas quanto às dores nas costas, sinto dor na lombar? Ou na cervical?

 E, onde é a lombar?

A região lombar está localizada na região inferior da coluna vertebral (coluna lombar), próximo à bacia.

Frequentemente o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, para se deitar, para se abaixar no chão ou para carregar algum objeto pesado, movimentos repetitivos, fazer rotação do corpo mantendo os pés parados no chão, ao invés de rodar todo o corpo.  Outras vezes, pode ser causada por inflamação, infecção, desgaste (processo degenerativo de uma articulação) e até emocional.

Podemos definir essa dor de duas maneiras: aguda e crônica. A forma aguda é o “mau jeito”. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. A forma crônica geralmente acontece entre os idosos onde a dor não é tão intensa, porém é quase permanente.

Cervical, onde se localiza?

Região cervical localiza-se logo abaixo do pescoço. É um problema relativamente comum e recorrente, na fase adulta e na terceira idade.

A tensão muscular que é a causa mais comum de dor na região cervical que é provocada por atividades do dia a dia, como má postura, trabalhar sentado por muito tempo, dormir na posição errada, ficar por muito tempo com a cabeça baixa.

Os sintomas mais comuns são tonturas, dores no pescoço, dores de cabeça, formigamento nos ombros, braços e mãos, fraqueza muscular relatando dificuldade de segurar um copo com água ou livro.

E como podemos evitar essas dores?

A correção postural, principalmente na maneira de sentar, ficar em pé. A prática regular de exercícios físicos apropriados e direcionados para o fortalecimento muscular, organização corporal, mobilidade articular e alongamento, são importantes para tratamento das dores na região lombar e cervical.