1) Correção postural no dia a dia:

Alguns cuidados são importantes para amenizar os desconfortos que o dia a dia nos traz, como andar com a coluna ereta, com ombros retos, respeitando a anatomia do seu corpo. Ao sentar, apoiar as costas e os pés, sem escorregar. Deitar e levantar de lado, com cuidado e apoio das mãos. Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos. No caso do celular, também procurar deixar na altura dos olhos. Além disso, ao dirigir, lembre-se de apoiar as costas e a cabeça.

2) Carregue objetos próximos ao corpo

Ao carregarmos objetos, especialmente objetos pesados, quanto mais próximos os mantivermos de nosso corpo, menor será a força que teremos de fazer, e menor será a carga que será imposta na nossa coluna. Como exemplo, carregue uma mochila com as duas alças, ao erguer objetos do chão, agache com a coluna reta, preservando-a, assim prevenindo lesões.

3) Quando trabalhar sentado, procure realizar alongamentos.

Procure escolher uma cadeira adequada para seu tipo de trabalho. Levantar-se a cada 2 horas, importante para diminuir a sobrecarga na coluna. Após ficar alguns segundos em pé, realize alongamentos, como: 1) encostar-se na parede e abraçar uma perna (segurar o joelho), 30 segundos cada perna. 2) manter-se encostado na parede, entrelaçar dedos das mãos, estendendo os cotovelos, segurar 30 segundos, 3) girar os ombros para trás e para frente durante 30 segundos. Procure evitar a inclinação do tronco à frente (isso sobrecarrega a coluna de forma semelhante a se você estivesse sentado).

4) Mantenha o condicionamento físico

“Mantenha o bom condicionamento de sua musculatura das costas e do abdômen. Com o corpo todo fortalecido sua coluna estará ainda mais protegida”

Pratique atividade física regularmente. Mantenha o bom condicionamento de sua musculatura corporal global. Músculos fortes e atividades físicas bem orientadas, amenizam os desconfortos. Com o abdômen, os glúteos, coxas, pernas e braços fortalecidos sua coluna estará ainda mais protegida de possíveis problemas. Outra importante dica é manter uma boa flexibilidade do corpo, bom alongamento buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

5) Mantenha uma alimentação saudável para não exceder seu peso ideal

Manter o peso corporal adequado é importante para evitar dores nas costas. O peso extra muda o centro da gravidade do corpo, e isso é mais intenso quando ele está concentrado na região abdominal, pois ele joga uma tensão desnecessária sobre os músculos da coluna. Por outro lado, estar muito abaixo do peso pode colaborar com baixa massa óssea, o que leva a um maior risco de problemas nos ossos.  Por isso, falamos em peso adequado para a estrutura do seu corpo